Narravis

Narrativas e Visualidades - pesquisas, cursos e discussões sobre Literatura, Artes Visuais e Educação

 

NARRATIVAS E VISUALIDADES – Cursos de Extensão em EaD consiste na oferta de cursos GRATUITOS nas áreas de Literatura, Artes Visuais, Filosofia, Cinema, Educação e suas correlações. Os cursos serão oferecidos via Moodle por docentes da UNIVASF e de outras instituições de ensino superior, assim como de organizações não governamentais.

O projeto foi apresentado pelo Prof. Dr. Fulvio Torres Flores, do Curso de Artes Visuais, e aprovado na Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF no final de 2011.

Cada curso terá em média 20 vagas (a critério de cada professor/a) e a distribuição será realizada contemplando a comunidade de cada professor(a) do projeto, além de interessados de todo o Brasil. Por comunidade, entenda-se o público interno e (especialmente) externo às universidades/escolas nas quais os professores lecionam e com as quais interagem academicamente. Havendo vagas remanescentes em uma comunidade, elas serão automaticamente redistribuídas para as demais.

Univasf CursoArtesMoodle

Abaixo encontra-se a lista dos cursos oferecidos no 1º. semestre de 2014. Todos os cursos terão duração de 12 semanas, início em 8 de setembro e término em 30 de novembro. Aqueles que concluírem satisfatoriamente o curso receberão certificado de participação registrado na Pró-Reitoria de Extensão da UNIVASF.

     
   

CADA CANDIDAT@ PODE SE INSCREVER EM NO MÁXIMO DOIS CURSOS. INSCRIÇÕES EM MAIS DE DOIS CURSOS GERAM CANCELAMENTO DE TODAS AS INSCRIÇÕES.

     
   

BREVE MAPEAMENTO DA REPRESENTAÇÃO DA CIDADE NA LITERATURA E NO CINEMA DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE

(CURSO BILÍNGUE: INGLÊS/PORTUGUÊS)

Prof. Me. Márcio Aparecido de Deus

O foco deste curso é um breve mapeamento da representação de cidades na Literatura e no Cinema da Modernidade à Pós-Modernidade. Para tanto, foram escolhidas as seguintes obras para a amostragem fílmica: Matrix, Dogville, Os agentes do destino, e, para a literária: a peça Nossa Cidade, de Thornton Wilder, o conto “The Adjustment Team”, de Philip K. Dick e o poema “Le Spleen de Paris”, de Baudelaire. Por meio dessa representação, pretende-se observar como a sociedade é reelaborada dentro desse universo fictício e, por meio da apresentação estética de cada obra, discutiremos as funções de seus expedientes formais por meio de material teórico dos críticos Peter Szondi, Raymond Williams, Antonio Candido, Stuart Hall, Zygmunt Bauman entre outros que julgarmos pertinente à discussão. Para enriquecermos a discussão, utilizaremos textos teóricos, vídeos para ampliar o entendimento sobre as mesmas. Alguns desses materiais só estarão disponíveis em inglês.

Início em 8 de setembro e término em 30 de novembro de 2014.

inscrencerr

 

     
   

CINEMA E PSICANÁLISE

Prof. Nelson Lopes Rodrigues

O curso tem como objetivo estabelecer um diálogo entre as principais teorias psicanalíticas de Sigmund Freud e a linguagem cinematográfica. A linguagem fílmica é empregada neste curso como um segundo olhar sobre as questões discutidas por Freud, não como objeto de estudos de caso, ou um mero instrumento ilustrativo dos fenômenos psíquicos. Os filmes analisados serão: Psicose ( Alfred Hitchcock, 1960); Sonhos (Akira Kurosawa, 1990); Édipo Alcaide (Jorge Triana, 1996); “A origem”, (Christopher Nolan, 2010); Le Hérisson (Mona Achache 2009); Tudo sobre minha mãe (Pedro Almodóvar, 1998); 300 (Zack Snyder, 2007); Clube da Luta (David Fincher, 1999); A dupla vida de Verônica (Krzysztof Kieslowski, 1991).

Início em 8 de setembro e término em 30 de novembro de 2014.

inscrencerr

     
   

CINEMA EXPRESSIONISTA E FILME NOIR

Profa. Dra. Graziela Lisboa Pinheiro

O curso visa a construir um panorama do Cinema Expressionista e do Film Noir. Os alunos irão discutir os filmes: M., O Vampiro de Dusseldorf (Fritz Lang, 1931), Crepúsculo dos Deuses (Billy Wilder, 1950), Um Corpo que Cai (Alfred Hitchcock, 1958), Veludo Azul (David Lynch, 1986), Seven – Os Sete Crimes Capitais (David Fincher, 1995) e Má Educação (Pedro Almodóvar, 2004).

Início em 8 de setembro e término em 30 de novembro de 2014.

inscrencerr

 

     
   

ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) MEDIADO POR TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Prof. Delmir Rildo Alves (Tradutor/Intérprete Libras)

As pesquisas relacionadas a Libras são bastante recentes comparadas as língua orais. Pensando em fomentar estas pesquisas, foi planejado o curso: Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) mediado pelas novas tecnologias, embora o curso já tenha uma certa estrutura, o intuito será criar uma comunidade de aprendizagem, isto é,  além das discussões teóricas em relação ao tema, será essencial a contribuição de cada discentes para que o curso possa atingir o objetivo, para tanto, serão selecionados para o curso apenas profissionais que já atuam no ensino da Libras.

Início em 8 de setembro e término em 30 de novembro de 2014.

inscrencerr

     
     
   

INTRODUÇÃO À DRAMATURGIA DE ARTHUR MILLER EM QUATRO PEÇAS

(CURSO BILÍNGUE: INGLÊS/PORTUGUÊS)

Prof. Me. Márcio Aparecido de Deus

O foco deste curso é uma introdução à dramaturgia de um dos maiores escritores norteamericanos Arthur Miller. Para tanto, nós estudaremos a forma de quatro de suas peças mais conhecidas: Todos eram meus filhos, A morte de um caixeiro-viajante, As bruxas de Salém, Um panorama visto da ponte. O intuito é analisar e discutir as diferentes estéticas dramatúrgicas empregada por esse dramaturgo, observando como seus expedientes ormais. Uma das formas estéticas usadas é a tragédia, não na sua forma “pura”, mas com novos expedientes e modernizada, Raymond Williams acunhou esse tipo de forma de “a tragédia liberal”. Observaremos, portanto, suas principais características e seus aspectos de inovação, tentando compreender por que Peter Szondi caracteriza essa dramaturgia como “teatro experimental”. Para enriquecermos a discussão, utilizaremos textos teóricos, vídeos e filmes para ampliar o entendimento sobre as mesmas. Alguns desses materiais só estarão disponíveis em inglês.

Início em 8 de setembro e término em 30 de novembro de 2014.

inscrencerr

     
   

LEITURAS DO DRAMA MODERNO

(CURSO BILÍNGUE: INGLÊS/PORTUGUÊS)

Prof. Dr. Fulvio Torres Flores

O curso visa a ler peças representativas do drama moderno e entender temas e formas vinculados às mesmas, discutindo questões sócio-históricas relevantes para a compreensão dessas relações. Serão discutidas quatro peças de autores e períodos distintos: A Doll´s House (Casa de Bonecas), de Henrik Ibsen (1879); Three Sisters (As Três Irmãs), de Anton Tchekhov (1900); Mother Courage and Her Children (Mãe Coragem e Seus Filhos), de Bertolt Brecht (1939); The Glass Menagerie (O Zoológico de Vidro), de Tennessee Williams (1944). O curso privilegiará a leitura dos textos teatrais, mas também terá uma carga teórica embasando-os. Alguns textos estarão disponíveis apenas em inglês, mas participações nos fóruns e chats poderão ser em inglês ou português.

Início em 8 de setembro e término em 30 de novembro de 2014.

inscrencerr

     
   

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Prof. Delmir Rildo Alves (Tradutor/Intérprete Libras)

Devido às políticas inclusivas e ao reconhecimento por parte da população sobre a diversidade, têm-se aumentado significativamente a procura por cursos de língua brasileira de sinais (libras). Neste curso, além de uma introdução ao estudo da língua, os discentes serão convidados a refletirem e a exporem suas opiniões sobre o ensino da libras mediado pelo computador

Início em 8 de setembro e término em 30 de novembro de 2014.

inscrencerr

     
   

PRODUÇÃO VIDEOARTE

Prof. Robério Brasileiro Mota Junior

O curso propõe discutir e elaborar propostas de Video-Arte como uma forma de expressão artística que explora a tecnologia do video digital e da televisão como forma, linguagem e suporte para obras multimídias, como videoinstalações, videopoemas, videoperformances, videoesculturas, videodança e videotextos, entre outras.

Início em 8 de setembro e término em 30 de novembro de 2014.

inscrencerr

     
   
     
   

CURSO PRESENCIAL

     
   

ZUMBI NOS GÊNEROS CINEMATOGRÁFICOS

Prof. Italo Oliveira

Durante o curso será analisada a representação dos Zumbis nas produções cinematográficas, destacando as origens e mudanças que ocorreram com a imagem dos mortos-vivos ao longo das décadas e como eles passaram pelos mais diversos gêneros cinematográficos. Com o objetivo de ampliar um debate sobre esses personagens, também será destacada a importância dessas produções como subgêneros do cinema. 

Local: Curso de Artes Visuais - UNIVASF - Juazeiro-BA (sala LACULT)

Início em 20 de setembro e término em 29 de novembro de 2014.

inscrencerr

     
   

paginicial

 

 

Website criado e mantido pelo Prof. Fulvio Torres Flores do Curso de Artes Visuais da UNIVASF. O logotipo NARRAVIS é uma criação de Kathianne de Souza e Joanile Verdugo.